Estudo Eleitoral Brasileiro ESEB 2014

Apresentação

Esse estudo pós-eleitoral é associado ao Comparative Study of Electoral Systems Project, da Universidade de Michigan. A presente pesquisa consiste na 4ª onda do Estudo Eleitoral Brasileiro e foi concebida para ampliar a análise da capacidade do sistema representativo. Alguns aspectos se destacam e permitem a comparação no tempo para o caso do estado de São Paulo, dado que a onda anterior de 2002 também coletou dados específicos estaduais. As dimensões são: 1) análise da percepção das escolhas políticas dos eleitores quanto às diferenças entre partidos, e da capacidade dos partidos em resolver os problemas políticos; b) identificação das diferenças políticas entre as escolhas partidárias e seus efeitos sobre a participação e o interesse no processo eleitoral; c) análise do impacto do sistema presidencialista e das lógicas eleitorais majoritária e proporcional sobre a constituição das escolhas políticas; d) Análise da evolução da relação entre eleitores e partidos.
Além disso, o ESEB inclui variáveis especificas para estudo da adesão ao sistema representativo e sobre o funcionamento da democracia. É pertinente lembrar que este estudo é uma iniciativa ampla que desde sua onda inicial em 2002 inclui pesquisadores de outras universidades do país e estudiosos do sistema representativo brasileiro.
 

Metodologia

A pesquisa foi realizada com eleitores com 16 anos ou mais, segundo amostra nacional representativa de cada área de estudo. Foram realizadas 3.136 entrevistas no total, sendo 2.506 entrevistas proporcionais em todo o território nacional e complemento de 630 entrevistas no Estado de São Paulo.
A sub-amostra estadual paulista foi composta de 1.204 casos, possibilitando leitura para o total do estado, para a capital, para a região metropolitana e para o interior.
 

Detalhe da amostra

A amostra foi selecionada em 3 estágios:

1. No primeiro estágio os municípios foram selecionados probabilisticamente através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando como base o número de eleitores de cada município. A amostra foi estratificada por estado, e no caso de estados com regiões metropolitanas, sub-estratificadas em regiões metropolitanas e interior. Foram selecionados 194 municípios:

2. No segundo estágio foram selecionados os setores censitários pesquisados dentro de cada município, também pelo método PPT, tomando como base o número de moradores de cada setor censitário.

3. No terceiro e último estágio, a seleção do entrevistado, dentro do setor censitário, foi feita utilizando-se cotas proporcionais ao universo, em função das seguintes variáveis:  Sexo, . Idade, Grau de escolaridade e Ramo de atividade. As cotas foram estabelecidas com base nos dados mais atualizados do IBGE (Censo 2010), PNAD (2012) e TSE(2014). Sua distribuição é a que segue:

A distribuição das entrevistas e os pesos de ponderação, quando necessários, estão expostos na tabela abaixo. As ponderações são necessárias apenas para o estado de São Paulo.

 

Amostra final - ESEB2014

Clique para acessar a Base de Dados:

https://www.cesop.unicamp.br/por/eseb/ondas/8

Clique para acessar o Questionário

https://www.cesop.unicamp.br/vw/1IMHwSq8wNQ_MDA_92279_/quest_03928.pdf

 

RESULTADOS GERAIS

Estudo Eleitoral Brasileiro 2014

Os dados apresentados referem-se às questões do núcleo comum eleitoral do Comparative Study of Electoral Systems Project e algumas questões isoladas do módulo brasileiro. A base de dados está disponivel no site do CESOP: https://www.cesop.unicamp.br/por/eseb/ondas/8

      

 

 

 

CESOP - Centro de Estudos e Opinião Pública